Zaanse Schans é uma vila próxima de Amesterdão bastante engraçada e tipicamente holandesa com vários moinhos do século XVII e XVIII. Para lá chegarmos basta apanhamos o bus n.º 91 na central station que sai a cada 30 minutos e a viagem demora cerca de 20 minutos. Basta uma manhã ou uma tarde, porque a vila é pequena. Nós fomos a uma segunda-feira e apesar das lojinhas estares abertas, os moinhos, a maior parte deles, estavam fechados. Mesmo assim, ainda visitamos um deles, um moinho que funcionava como serração de madeiras e, ainda assistimos ao corte de grandes troncos de madeira no seu interior. Para entrarmos dentro do moinho temos de pagar 3€. Vimos o museu e ainda um vídeo relacionado com todo o trabalho desenvolvido naquele moinho, desde os tempos mais antigos até agora.
Interior do moinho
As lojinhas com imensos souvenirs são muito engraçadas, tudo o que por lá encontramos são peças holandesas fruto de um trabalho artesanal. Existe também dentro de uma destas lojas um museu dos tamancos.
Claro que aqui encontramos tamancos de todas as cores e tamanhos, todos eles feitos de madeira, que estão por todo o lado e até pendurados no tecto. Há inclusivé uns tamanquinhos na rua para que toda a gente possa tirar umas fotos de recordação.
Sem comentários:
Enviar um comentário