domingo, 7 de outubro de 2012

Córdoba




Visitamos esta cidade durante uma manhã, o que achei muito pouco para uma cidade tão encantadora e com tanto para descobrir. Fiquei cheia de vontade de voltar, o que é bom... pois sinto que podemos voltar e continuar a descobrir mais recantos, mais ruelas medievais e muita história por aí escondida. Tínhamos saído do Algarve e seguíamos para Madrid. Aqui, fizemos uma pausa e por isso não tínhamos um plano de visita à cidade, fomos caminhando e descobrindo por nós próprios as ruas e alguns sítios de interesse.


Ponte romana de entrada na cidade


O prinicpal motivo de interesse é sem dúvida a Catedral-Mesquita. Se formos de carro podemos estacionar o carro na margem Sul do Guadalquivir, e atravessar a ponte romana, que dá acesso direto à Mesquita. O recinto é enorme e de uma beleza imensa. São perfeitamente notórias as alterações feitas pelos cristãos, não só na igreja que está ao centro, como em redor, pelas enormes bases das colunas em pedra branca que suportam a nova estrutura. Por muitos locais onde vá, este é um daqueles que nunca se esquece. É incrível ver ali, num único edifício, lado a lado a arquitetura árabe e europeia, numa harmonia perfeita.

Para além da Mesquita-Catedral, é também classificado pela UNESCO o centro histórico da cidade, incluindo a Sinagoga, o bairro da Judiaria, o Alcazar e a Ponte Romana.


Na cidade, as paredes conservam-se pintadas de branco, as ruas são estreitas e os pátios são coloridos. Muitos estão ornamentados com flores  o que lhes dá um aspeto tipicamente mourisco. Cada pátio tem naturalmente o seu estilo e personalidade próprios, ainda que todos tenham dois objectivos em comum: refrescar a casa e proporcionar uma área de descanso para todas as pessoas que ali se encontrarem.

A praça da Corredera é um lugar emblemático de Córdoba, onde desde o meio-dia até à tarde não deixa de passar gente para os seus bares e pela amplitude da praça, desde famílias com os seus filhos, até aos mais jovens, criando um ambiente multicultural, acompanhado de numerosos concertos e bom ambiente. 











Ruínas romanas









Pátio de Córdoba com muitas flores








Entrar no Pátio de Los Naranjos é quase como retroceder no tempo. Está cheio de laranjeiras que proporcionam sombra em dias de calor e água fresca das suas fontes. Fico surpreendida como em épocas tão remotas puderam construir fontes, canais de rega e calçadas que parecem desenhadas no chão. 












Sem comentários:

Enviar um comentário