Quase terminado o Verão, chegou a hora de falar das férias que passei em Ibiza!
Junto com Palma de Maiorca, Menorca e Formentera faz parte das Ilhas Baleares, que ficam ao leste da Espanha.
Ibiza é conhecida mundialmente pela sua noite, e ainda conserva parte do seu charme hippie, herdado dos anos 60, mas hoje é bem mais cosmopolita e cool. Trata-se de uma ilha cheia de animação! Constatei aquilo que já esperava. Em Ibiza há muita noite, mas consegue-se fugir dela se quisermos... E desde já digo, que quem quiser realmente conhecer a vida noturna com todas as discotecas da moda tem de preparar um outro orçamento com esse pretexto.
Percorremos quase toda a ilha e assim, conhecemos várias praias paradisíacas, as dos cartões postais. As praias mais centrais são mais urbanas e nada de especial, como as mais populares, Playa d' en Bossa, Figueretes e San Antoni.
Vale a pena alugar uma mota ou carro e andar pela ilha e fazer praia em diferentes sítios, pois as praias são todas diferentes, mas todas com temperaturas e águas transparentes bem apetecíveis.
A ilha também tem uma boa rede de transportes públicos. Há ligações para as praias e também para outros locais da ilha. Do aeroporto há autocarros que saem de hora a hora, o que torna fácil a deslocação aeroporto-hotel.
Em toda a ilha se sente o espírito de liberdade incutido nos famosos anos 60. É exemplo disso as várias praias de nudismo na ilha e, ainda toda a atmosfera hippie que podemos sentir de uma forma mais presente nos mercados da ilha , como Las Dálias, ou o de Es Canar, que se realiza às quartas-feiras. São templos para quem gosta deste estilo, pois aqui encontramos desde artesanatos, roupas, jóias e muito mais, numa panóplia de cores.
Visitar o centro de Ibiza, ou seja EIvissa ou mesmo Dalt Vila vale também a pena para quem gosta de conhecer os vestígios de todos os povos que já habitaram Ibiza, desde os cartagineses e fenícios, passando pelos mulçumanos e romanos, até a conquista catalã no século XIII. Dalt Vila é uma pequena cidade murada, construída no século
XVI, para defender a ilha de possíveis ataques.
Existem ruas estreitas, casinhas
brancas, um castelo e pequenos labirintos. O Portal de Ses
Taules (Portal das Inscrições) permite a entrada na vila.
O mais interessante é dar um passeio, apreciar a arquitetura simples e charmosa do lugar, reservar um tempo para
apreciar a vista do mar e da cidade de diferentes pontos e aproveitar os restaurantes para descansar da caminhada.
Fechar com chave de ouro foi mesmo ficar na Playa de Comte e assistir a um magnífico pôr do sol!
Cala Vedella
Playa de Comte
Cala Salada
Cala Salada
Pôr do Sol na Playa de Comte
Pôr do Sol na Playa de Comte
Foto tirada ao pôr do Sol na Playa de Comte, no restaurante
Dalt Vila
Dalt Vila
Vista do porto e da cidade
Mercado no centro de Eivissa
Junto ao porto de Eivissa
Mercadillo de Es Canar