"....cidade maravilhosa..... coração do meu Brasil..."
Depois de deixarmos Búzios de manhã chegámos finalmente ao Rio. A viagem fez-se bem, e fizemos uma paragem num centro de restauração e comécio. Antes de escrever mais alguma coisa tenho de dizer que esta é uma das mais belas cidades que conheço e que a frase" ...o Rio continua lindo..." se encaixa na perfeição! É realmente uma cidade maravilhosa, com uma geografia bela e esplendorosa e nem mesmo as imensas favelas lhe conseguem tirar esse encanto.
Ficámos num hotel na praia de Copacabana, mesmo de frente para a praia e para o calçadão. Caminhar nas várias avenidas e observar o movimento da cidade, toda a agitação, o povo carioca é ótimo para podermos absorver o ritmo desta cidade. No primeiro dia encontramos logo um restaurante explorado por portugueses, (comum por aqui....).
Não senti qualquer tipo de insegurança no Rio, mas à noite por precaução já não circulavamos dentro da cidade em horas mais tardias. Estivemos no Leblon e na Lapa à noite e foi super calminho.
A zona do Leblon´tem muito boa reputação e pude comprovar isso mesmo. Andava eu a passear, já depois da meia noite quando encontrei uma livraria aberta onde pude assistir a um recital de poesia, um exemplo da afirmação intelectual do povo carioca.
No Lebon pode-se encontrar uma agitada vida noturna com vários bares e restaurantes, assim como livrarias abertas 24 horas. Adorei este conceito!
Também me identifiquei bastante com a zona da Lapa, um bairro situado na zona central da cidade e, considerado um bairro boémio desde sempre, bastante apreciado pelo povo carioca e qualquer amante da vida nocturna. Tem muitas casas de show onde se pode ouvir diversos estilos musicais, desde o samba, a forró, ou mesmo rock. Sente-se a alegria contagiante nos botequins abertos a toda a gente que chega para se divertir.
Mas quanto a mim, a Lapa merece também uma visita durante o dia, para que se possa apreciar a arquitetura das casas , os arcos da Lapa, um dos cartões postais da cidade. O Aqueduto da Carioca, assim se chama, remota ao período colonial que abastecia esta zona antiga da cidade com a água do rio carioca.
Imperdível será sempre a visita ao Cristo redentor, imagem desta cidade maravilhosa e a subida no bondinho no morro do Pão de Açucar. Vale a pena o deslumbre que sentimos lá do alto, as imagens que retemos ficam para sempre gravadas na nossa memória. E daqui será sempre mais fácil perceber a geografia desta cidade abençoada por Deus!
Lagoa Rodrigo de Freitas vista do Corcovado
Cristo Redentor - Rio de janeiro-
Avenida do Sambódromo
Reservámos também uma manhã para passearmos no imperdível Jardim Botânico do Rio com 6500 espécies diferentes. Este jardim remonta à transferência da corte portuguesa para o Brasil e vale muito a pena visitá-lo. Fiquei bastante impressionada com o tamanho dos nenúfares, lindos!
O mítico Copacabana Palace, hotel de renome internacional que ao longo de décadas tem hospedado desde estrelas de cinema, a membros da realeza e políticos.
Praia de Copacabana
Maravilhosas vistas do Pão de Açucar
Saguins, habitantes no Pão de Açucar
Show num botequim na zona da Lapa