sexta-feira, 30 de março de 2012

Búzios

Armação de Búzios, um lugar incrível!



Viajámos até Búzios em 2009 com um casal nosso amigo e, sempre que me lembro deste lugar e destas férias é sempre com muitas saudades. Chegámos ao aeroporto do Rio de Janeiro à tarde e daqui saímos diretamente para Búzios. Chegámos já à noite, pois do Rio até Búzios são aproximadamente duas horas de caminho. Apesar do cansaço da viagem conseguimos logo ver que estávamos num lugar encantador.

O nome oficial é Armação de Búzios, herdado dos tempos em que servia como ponto de apoio à caça de baleias, no século XVIII. Búzios harmoniza simplicidade e sofisticação. De um simples lugar de pescadores tornou-se depois de 1964, quando a atriz francesa Brigitte Bardott passou férias aqui, um lugar com fama internacional.



Famosa escultura da BB na Rua das Pedras. Quem é que não tem uma foto aqui? Só quem ainda não passou por Búzios!



 Búzios é uma península do litoral norte fluminense, com aproximadamente oito quilómetros de extensão 
 banhada pelas correntes marítimas da Antártida e do Brasil. Tem uma geografia bastante particular, e quase que parece uma ilha.  Fiquei um pouquinho surpreendida com a água do mar, que apesar de ser quente não se assemelha à do nordeste, por exemplo. Mas isso é devido a essas correntes marítimas. Contudo, existem praias com águas mais quentes do que outras. 

As praias são muitas, de diversos formatos, das mais agitadas às quase desertas, todas com as águas do mar que vão do verde esmeralda ao azul celeste. Praias que abrigam muitas pousadas charmosas e restaurantes que servem pratos elaborados da cozinha brasileira e internacional. 




São mais de vinte praias, com características diferentes. Algumas são agitadas pela presença de muitos turistas, em João Fernandes e Ferradura, por exemplo.  No primeiro dia fomos até Geribá, uma das maiores lá em Búzios com barzinhos à beira-mar, surfistas e muita gente bonita. (nesta praia existem muitas casas de férias de atores brasileiros)
Para quem prefere tranquilidade, há praias retiradas e com aspecto selvagem. A Brava, como diz o nome, possui ondas fortes e boas para surfar. Existem também praias com piscinas naturais muito procurados por mergulhadores, como Ferradurinha, Azeda e AzedinhaAo norte, a península oferece praias de mar calmo e águas um pouco mais quentes como Tartaruga, Azeda e João Fernandes. 

Alugámos e passeámos por Búzios de buggy. Fomos a vários miradouros e vimos como Búzios é verdadeiramente linda, verde e recortada, cheia de beleza natural. Tenho a certeza que seduz qualquer um, tanto brasileiros como estrangeiros. Podem fazer-se também passeios de barco ou caminhar em trilhos na mata atlântica. Um ótimo programa para além do buggy e, muitas vezes só assim conseguimos chegar a determinadas prainhas que não têm caminhos diretos.












À noite, o movimento toma conta da Rua das Pedras, no centro. A Rua das Pedras não pára! Está cheia de gente bonita, de várias nacionalidades, de vários estilos. Aqui encontramos muita animação, discotecas, bares, esplanadas, gelatarias e os melhores restaurantes. É aqui que tudo acontece e, foi por aqui que passávamos todas as noites. Há muita agitação e assistimos mesmo a espetáculos de capoeira enquanto jantávamos nas esplanadas dos restaurantes, inesperadamente.  

Para as compras também encontramos uma diversidade de lojas, de grifes famosas, boutiques e muitas outras coisas para nos perdermos... Por aqui sente-se uma onda de sofisticação muito cool! 










Búzios tem pousadas de charme espalhadas por toda a cidade. Estão integradas na natureza e a pousada que escolhemos era de um charme irresistível. Escolhemos a pousada Bucaneiro, muito conforto aleado de simplicidade, paz e muito verde à mistura. Podemos ir a pé até à Rua das Pedras que fica muito próxima. Os barulhos à noite, da bicharada são fantásticos! Saudades!!! Quero voltar!!!!








quarta-feira, 14 de março de 2012

Toledo

Toledo, a cidade das três culturas

Toledo foi a capital da Espanha medieval até meados do século XVI, quando essa condição passou para a cidade de Madrid. A cidade fica muito próxima de Madrid e foi considerada Património da Humanidade pela Unesco em 1987. Podemos deslocarmo-nos até aqui facilmente, mesmo de comboio. Esta cidade com séculos de história é verdadeiramente encantadora e mágica! Ao percorrermos as estreitas ruas do centro histórico parece que entramos na época medieval, tal é o seu carisma. Aqui, podemos encontrar séculos de coexistência de cristãos, judeus e árabes. A parte antiga da cidade é muralhada e mesmo ao lado das muralhas passa o rio tejo. Lá dentro a melhor forma de circular é a pé e, só assim, descobrir as casas, mesquitas, igrejas e sinagogas acumulados ao longo das sinuosas ruas estreitas. Caminhámos e exploramos a parte velha onde encontrámos uma arquitetura perfeitamente preservada que vale a pena descobrir.

Quarto do hotel Eurostar Toledo. O hotel tem estacionamento tanto no exterior como privado. Podemos caminhar cerca de 15 minutos até ao centro histórico da cidade. Fica relativamento perto!



Encontramos ruas labirínticas e convém termos mesmo um mapa da cidade na mão para não nos perdermos.



 Toledo oferece muitas atrações aos turistas. Para além dos museus, sinagogas e a belíssima catedral. O seu artesanato, por exemplo, é fantástico e inclui uma habilidade histórica vinda dos povos que frequentaram a região. Podemos encontrar desde armaduras a espadas do tempo dos cavaleiros.










Catedral de Toledo


Fachada da catedral de Toledo
Catedral de Toledo


segunda-feira, 12 de março de 2012

Madrid

Já visitámos Madrid por diversas vezes, normalmente ao fim de semana. "La movida" tem muito que ver e sentir. Tanto de dia como de noite esta cidade bem agitada não dorme! À noite, o movimento é tanto que por vezes, é até difícil conseguir um táxi desocupado. Durante o dia podemos deslocar-nos através das linhas do metro e conhecer a cidade. Andar a pé, é  a melhor forma de  experienciar a capital espanhola. A gastronomia é outra das experiências mais marcantes para quem visita Espanha, a cultura das tapas em qualquer taberna ou esquina, é sempre dos melhores momentos que guardamos. Os espanhóis perdem-se pela arte de tapear e nós também! A não perder sãos as cuevas junto à Plaza Maior e ao Mercado San Miguel, outro dos sítios onde podemos encontrar tanto espanhóis como turistas que não perdem bons locais para experimentar o conceito das tapas.



Lago no Parque del retiro, o pulmão de Madrid com 188 hectares onde podemos passear, caminhar e  ainda remar no lago.


Palácio de Cristal no Parque del Retiro


Símbolo e emblema da cidade de Madrid: "o urso e o árbuto". Encontra-se na famosa Puerta del Sol, ponto de partida para muitos madrilenses e turistas com as suas máquinas na mão que partem à descoberta desta grande cidade.



A Porta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência constituído por duas portas rectangulares que ladeiam três arcos mandado construir pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. 


A Plaza de Cibeles é um dos mais famosos locais de Madrid, em parte pela sua beleza escultórica da fonte. 




Sem dúvida, uma das imagens mais conhecidas de Madrid. Um ícone bastante fotografado. Projectado pelos franceses Jules e Raymond Février em 1905, este edifício imponente, cuja cúpula é encimada pela estátua de um anjo. O Metropolis domina um dos cruzamentos mais movimentados, a esquina da Gran Via com Calle Alcalá.





 Foto do Palácio Real, foi a residência oficial dos monarcas, mas atualmente é um local de interesse turístico que acolhe igualmente atos de Estado, como encontros diplomáticos e eventos oficiais.



Mercado San Miguel, local para degustar um bom vinho e tapear qualquer coisa, tanto de dia como à noite. Um elixir aos nossos sentidos!



Vista de uma calle junto à Plaza Mayor, onde se encontram inúmeros hostels na cidade.


Uma das calles da Plaza Mayor.