quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Furnas

Lagoa das furnas

As Furnas, na ilha de São Miguel é realmente um lugar que temos de visitar na ilha. Nas nossas férias acabámos por visitá-la dois dias, pois tem muito para oferecer.  Ao lermos a indicação do miradouro "salto do cavalo" decidimos subir até lá e, foi aqui que avistámos pela primeira vez a magnífica lagoa das furnas. Com uma paisagem sublime e muito verde à mistura, aqui já viamos as nuvens de fumo saído das famosas fumarolas.





Tal como alguns habitantes da lagoa também nós apreciámos a beleza desta lagoa...




Junto à lagoa existe uma área de concentração de nascentes termais e outras manifestações geotérmicas, as chamadas fumarolas que causam um panorama indescritível. Sente-se também o cheio a enxofre e veem-se montinhos de terra no chão. Estes montinhos escondem o tão famoso cozido das furnas. Os tachos com o cozido, depois de bem fechados, são introduzidos no solo vulcânico que se apresenta a altas temperaturas, ficando a cozinhar durante horas nestas “cozinhas naturais”. Noutros sítios vemos a água a borbulhar a temperaturas altissímas. Almoçámos o famoso cozido no restaurante "o miroma" e ao contrário do que haviamos ouvido, não sentimos qualquer sabor nos alimentos por serem cozinhados debaixo do solo. Ainda hoje nos lembramos deste bendito almoço.







Poça da dona beija


A poça da dona beija é uma piscina termal, de águas férreas, com temperaturas que rondam os 30ºC, com lamas férreas com propriedades terapêuticas. Trata-se de um sítio fastástico onde podemos tomar banho, mesmo em pleno inverno. Estava receosa que ao sair da piscina sentisse frio, pois fomos no mês de fevereiro, mas qual não foi o espanto, que ao sairmos da água, toda aquela diferença de temperatura nos fez sentir revigorados.




Parque terra nostra


Este parque é um jardim botânico, e foi considerado em 2007 entre os 12 parques mais bonitos do mundo. Perdemo-nos aqui dentro entre tantas espécias de rara beleza, não geograficamente, mas na nossa imaginação. Encontramos uma flora bastante rica devido ao clima ser húmido. O parque tem um grande lago com enormes trutas e uma piscina de água férrea onde se pode tomar banho, pois a água é quente (ronda os 25 graus). Um sítio ídilico!







domingo, 22 de janeiro de 2012

Açores, ilha de São Miguel

São Miguel, a "ilha verde" é a maior ilha do arquipélago dos Açores e faz parte do grupo oriental, juntamente com as ilhas de Santa Maria e os ilhéus das Formigas. De origem vulcânica a ilha é considerada a mais diversificada, e tem uma superfície com 65 Km de comprimento e 16 Km de largura.
Desejavamos muito conhecer esta ilha e ir ao encontro da natureza pois já sabiamos que iamos ter a oportunidade de apreciarmos uma natureza exuberante com paisagens de diferentes tonalidades de verde.
Depois de uma aterragem algo ventosa seguimos para Ponta Delgada já na viatura que alugámos e nos foi entregue no aeroporto. Esta foi a melhor escolha para nos deslocarmos por aqui, o que nos permitiu dar a volta à ilha sem condicionantes de horários.
 Encontrámos lagoas lindíssimas, paisagens acidentadas, caminhos ladeados com hortências, plantações de chá, cascastas, águas termais e miradouros que permitem ver o encanto da terra e do mar.

cascatade água na zona de Nordeste


Lagoa das Sete Cidades

Este é um dos cartões de visita dos Açores. Esta magnifica lagoa é formada pela lagoa azul e a lagoa verde, (não consegui ver essa diferença...) ligadas por uma ponte baixa, por onde passa a estrada. É considerada a maior lagoa de água doce dos Açores. Lindíssima!



Lagoa do Fogo

Quando encontravamos indicações subiamos até aos miradouros. Daí a vista é sempre mais abrangente. Próximo da lagoa do Fogo existe um campo de golfe.



 À medida que iamos avançando na paisagem avistávamos extensos pastos com pachorrentas vacas que fazem parte integrante de qualquer panorama da ilha.





Ponta da Ferraria

Fomos até ao extremo sudoeste da ilha, ou seja até  à ponta da Ferraria, que pertence à freguesia de Ginetes, onde existe um spa termal, considerado um Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria. Aqui existem duas nascentes termais que nos permitem tomar banho em pleno mar com a água com uma emperaturas de 40 graus (com a maré cheia).


                                                                           
                                                                            piscina natural




Ananás e chá dos Açores

Visitámos as estufas de ananás em Fajã de Baixo perto de Ponta Delgada. As estufas estão abertas ao público e pudemos circular à vontade. Ficámos com pena de não termos encontrado informação sobre a cultura dos ananases no local, e também não nos cruzamos com nenhum guia. Sabemos que levam cerca de dois anos a serem recolhidos e, por isso mesmo, merecem ser agraciados.


Não podiamos deixar de visitar  a fábrica de chá da Gorreana.  Existem grandes hectares desta cultura a rodeiar a fábrica. Todo o tratamento do fruto desde a  plantação, colheita e secagem é feito aqui nesta propriedade com máquinas quase tão velhas como a própria fábrica. Durante a visita bebemos esta deliciosa bebida e ainda compramos vários pacotes de chá para trazer para casa. Claro que este recuerdo não podia faltar!

                           

Caldeira velha

A caldeira velha situa-se perto da Ribeira Grande, a cerca de 20 km de Ponta Delgada. Descobrir este recanto é entrar quase noutra dimensão...Aqui podemos tomar um banho romântico numa nascente de água quente que cai em cascata. Puro encontro com a natureza!


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Serra da Estrela, em Janeiro

Quando vem o frio este é um dos sítios que gostamos de visitar no nosso país, não só porque nos permite estarmos um contato com a neve, como apreciarmos a flora e fauna da região, tendo em conta que estamos na maior altitude de portugal continental.  Aqui, conseguimos sentir também a simplicidade e genuidade humana por onde vamos passando. É muito vulgar por estes lados vermos o pastor com o rebanho a atravessar a estrada, acompanhado do seu cão de guarda, o cão serra da estrela, por exemplo.


o cão serra da estrela


Costumamos aproveitar para saborear a gastronomia da região. Nesta última visita à Serra da Estrela fizemos uma paragem para  almoçarmos no museu do pão, um complexo em Seia, onde para além do restaurante, ainda tem uma cafetaria, biblioteca e  mercearia. Este sítio é bastante agradável e aqui podemos sentir as práticas tradicionais da região, assim como aproveitar para comprar pão e o tão famoso queijo da serra da estrela.


Numa das visitas obtámos por ficar hospedados na residencial Panorama, na Covilhã. Trata-se de uma residencial bem simpática e acolhedora no centro histórico da cidade e numa das encostas da serra da estrela. Aqui podemos sentir a atmosfera do local logo após termos visto a fachada de granito do edifício.


Aproveitámos para percorrer algumas das ruas da cidade e fotografar alguns dos monumentos que fomos encontrando. Esta é a igreja da misericórdia, cuja fachada é do século XVII.


Igreja de Santa Maria considerado o templo mais vasto e majestoso da cidade.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Noite de Santo António, em Lisboa


Vale a pena recordar uma das melhores noites de Lisboa, a noite de Santo António, padroeiro de Lisboa, do dia 12 para 13 de Junho. Por esta altura a cidade transforma-se, enchendo-se de luzes, balões, arcos decorativos, o cheiro a mangericos e muitos papéis coloridos que enfeitam a maioria das ruas de Lisboa. Desta vez o meu magerico não me pode acompanhar, mas diverti-me bastante com uma amiga do coração, envoltas no cheiro da sardinha assada, no deambular pelas ruas enfeitadas e com o som das marchas populares! Uma festividade a NÃO PERDER!!!


Praia de São Pedro de Moel

Este cantinho, bem perto de Lisboa, pertence ao distrito de Leiria. Encontra-se entre o mar e o famoso pinhal de Leira (inicialmente mandado plantar pelo rei D.Afoso III, e mais tarde por D. Dinis). Já conheciamos este recanto, mas foi ótimo voltar, desta vez com mais duas amigas. Chegámos ao entardecer e encontrámos a vila cheia de veraneantes  nas esplanadas, num dia de Julho.


 Sem nenhuma reserva feita, depressa encontramos uma residência para pernoitarmos e gentes muito simpáticas. Dei especial atenção à arquitetura. São Pedro do Moel é uma vila pitoresca com casario de bom gosto e ar aristocrático. Desde sempre, que famílias mais abastadas desta região frequentam esta praia e, isso ainda hoje se faz notar.

Todos nós gostamos desta escapadinha, com um único senão; a água do mar por aqui ainda continua geladinha...cAapesaracasario cheio de bom gosto e de ar aristocráticosario cheio de bom gosto e de ar aristocráticoasario cssheio de bom gosto e de ar aristocrático

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aveiro, a “Veneza portuguesa”

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do nosso país. Apesar de aqui termos estado apenas uma tarde deu para apreciarmos a tranquilidade dos canais com os seus moliceiros, semelhantes a gôndolas e ainda ,ver os seus edíficios coloridos, arquitetura do século XIX.Visitámos também o famoso mercado do peixe, um mercado tradicional e,  saboreámos os divinais ovos moles desta região, numa pastelaria no centro da cidade.